Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Memórias da Aldeia

De repente senti-me uma jovenzinha e como que por magia vi-me na barroca de S. Domingos na companhia da miudagem da minha idade.
Era ao fim da tarde, depois de chegarmos das fazendas, que nos  juntávamos ao pé da mina, onde acompanhávamos os mais velhos que iam acartar água para casa. Enquanto iam e voltavam aproveitávamos cada minuto com as brincadeiras próprias da idade e da aldeia.  
Os rapazitos faziam autênticos malabarismos com o arco e a gancheta em corridas até à capela. As meninas jogavam à rolha, fazendo uma grande algazarra.  Quando alguma delas salvava uma companheira de brincadeira, soltavam sonoras gargalhadas que ecoavam na barroca e continuavam a perseguição em perigosas corridas, que muitas vezes terminavam num estrondoso trambolhão. Depois vinha a berraria provocada pelas dores e esfoladelas. Logo os pais  acorriam e quando se certificavam que as feridas não eram graves, ralhavam com eles aumentando a barulheira.
A aldeia, tão calma e quase deserta durante as horas de trabalho, ganhava vida e animação.
As raparigas que aguardavam a sua vez para encherem o cântaro na mina de chafurdo, cochichavam e riam umas com as outras, de cada vez que  se aproximava algum dos rapazes da terra, que se vinha juntar ao grupo, na esperança de espreitar ou mesmo  namoriscar alguma delas.
As mulheres  aguardavam a sua vez sentadas em fila e não tiravam os olhos deles, na esperança de   conseguir tema de conversa para  quando se juntassem com as mais.

De repente, ouvi alguém gritar o meu nome. Era a tia Leonilde que me chamava.
Corri para casa entrando de rompante na cozinha. A tia, a avó e o avô  aguardavam-me sentados num banco, em frente à mesa onde a ceia fumegava.
- Foto montagem recreando a cena da época -


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

3 comentários:

Idanhense sonhadora disse...

Olá Lourdes , ainda bem que continua a encantar-nos com a sua estória . Vá em frente.
Beijinhos
Quina

Anónimo disse...

Olá amiga! Lá no blog está a decorrer o meu 1º sorteio! Ofereço alguns fundos para blog (apenas hospedados no blogger) e o prémio do sorteio é um cabeçalho personalizado a condizer com o fundo que vc escolheu! :)
As inscrições estão abertas até 12 Maio!
Se gostar, participe:)

http://joana-neves.blogspot.pt/2012/04/1-sorteio-do-my-lovely-blog.html

bjinhos e feliz 6ª!
Joana Neves

alfacinha disse...

Admiro como a senhora usa nas estórias uma escolha de palavras tão magnífica
" Em frente à mesa onde a ceia fumegava "
Ora, a tia não teria me chamar duas vezes.
Cumprimentos de Antuérpia