Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Alcunhas de Habitantes de Povoações da Serra do Açor

Na serra do Açor são comuns as alcunhas. São poucas as pessoas que não são mais conhecidos por uma, do que pelo seu próprio nome de batismo. 
O mesmo acontece também com algumas localidades. Da minha região, conheço alcunhas de algumas povoações, embora não saiba o motivo que originou cada uma delas.
É natural que existam mais mas, por curiosidade, vou-me referir àquelas que ouvia os meus avós mencionar quando era jovem e às que fui conhecendo ao longo da minha vida. 

Alvôco de Várzeas - Gatos 
Anseriz - Os Gorgulhos 
Arganil - Pintassilgos 
Avô - Ratos 
Barril do Alva - Cucos 
Benfeita - Balseiros 
Cerdeira - Lambazes 
Côja - Bezerros 
Enxudro - Cavaleiros 
Esculca - Magusteiros 
Folques - Sete/oitos 
Luadas - Caiados 
Monte Frio - Valentões 
Pai das Donas - Berrumões 
Pisão - Sardões 
Relva Velha - Penteadinhos 
Sardal - Casaquinhas 
Vila Cova do Alva- Corvos





Obrigada pela sua visita. Volte sempre.
 

Sem comentários: