Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de março de 2016

Lisboa: Largo de São Paulo I

Percorrendo os caminhos da minha infância, dei comigo na Praça de São Paulo. 

Lembro-me de ali passar quando, na companhia da minha mãe, me deslocava ao Mercado da Ribeira. 
Era uma praça onde reinava a azáfama dos muitos comerciantes que  vendiam no Mercado e das pessoas que ali iam fazer as suas compras, vindas de todas as zonas de Lisboa.
Hoje já não tem o mesmo movimento e apresenta mesmo um aspecto decadente.
O Largo de São Paulo sofreu uma grande destruição na altura do terramoto de 1755 sendo depois  alvo da reconstrução pombalina.
No centro da praça destaca-se um belo chafariz, datado de 1848. 
Tem quatro bicas, tendo a do lado da igreja  a inscrição " Marítimos", que se destinava ao abastecimento da "gente do mar".
Numa das extremidades da praça, existe um quiosque centenário, um dos vários existentes na zona histórica de Lisboa, que foram recuperados e onde se  vendem bebidas tradicionais. 



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: